Palavra da Presidente

Por que remediar se podemos prevenir?

Há 11 anos o evento PARANACOLPO traz conteúdo científico de altíssima qualidade na área de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (PTGIC) tanto para especialistas quanto para ginecologistas gerais. Contamos a presença de professores regionais dos principais centros de atendimento de PTGIC de Curitiba e região metropolitana e também com professores externos, de grandes universidades.

Realizado normalmente no último final de semana de julho, as discussões das mesas redondas e das conferências comentadas esquentam o frio curitibano. Nossa característica é estar próximo do participante, tirar dúvidas seja ao microfone nos momentos dos debates, seja no corredor, no intervalo do coffee. Esse é o diferencial dos eventos presenciais: a troca de experiências, o contato físico, que tanto sentimos falta nos momentos de isolamento.

Esse ano o XI PARANACOLPO será realizado nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2023, na Sede da Sogipa, em Curitiba-PR. Contaremos com um curso teórico-prático pré evento no dia 27 (quinta-feira) e com as palestras nos dias 28 e 29 de julho (sexta e sábado). Quatro palestrantes externos abrilhantarão ainda mais nosso evento.
O tema “Por que remediar se podemos prevenir?” traz a reflexão de como nós médicos podemos atuar na prevenção primária, secundária e terciária quando o assunto é câncer do trato genital inferior e, dessa forma, minimizar suas repercussões nas diferentes fases de vida da mulher. Desde orientações básicas, como vacinação, até a escolha da melhor técnica cirúrgica para o tratamento, tanto o médico generalista quanto o especialista devem estar atualizados, com informações baseadas em evidências, para oferecer o que há de melhor no cuidado das mulheres.
Contamos, assim, com a presença de vocês para juntos fortalecermos a PTGIC do Paraná e fazermos com que prevenção, em todos os seus níveis, seja alcançada na nossa prática diária.

Nos vemos em julho,

Abraço,


MARIA ISABEL LAVORANTI
Presidente

Diretoria ABPTGIC Capítulo Paraná – Triênio 2023-2025